Download Livros e eBooks

Sobre Gambiarre

 

 

Série Sobreposições

 

Começamos como um grupo que tinha em comum o fato de fazer pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo em Salvador-BA, e também a vontade de espraiar informação, que ela se dissemine, pois num mundo segmentado, duro, delineado, onde as verdades já estão postas e sacralizadas, só nos resta profanar. Ou seja, des(sacralizar), trazer para terra o que foi posto como uma verdade santificada.

E a gambiarra é por essência uma ferramenta “de improviso ou improvisação, gambiarra é o próprio ato de constituir uma solução improvisada.” Nesse sentido, nos vemos no compromisso de gambiarrar. Pois “a prática da gambiarra envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica.Podemos compreender tal atitude como um raciocínio projetivo imediato, determinado pela circunstância momentânea.” (Boufleur, 2006:25)

Gambiarre é um grupo que teve o ponto de partida em Salvador, mas se atualiza na rede. O foco é o estudo das cidades, que para nós se trata de um ambiente caótico (não no sentido da desordem, mas sim pela quantidade e complexidade de coisas que não conseguimos compreender) a ser decodificada cotidianamente. E para isso postamos obras de pessoas, que de alguma forma contribuíram com esse desbravamento.

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s