Download Livros e eBooks

Bibliografia Cronológica de Michel Foucault

Bibliografia Cronológica de Michel Foucault

Paul-Michel Foucault nasceu em Poitiers, na França, em 15 de outubro de 1926.filho de pai médico, com a expectativa de seguir a tradição de seus antepassados e herdeiro de toda uma geração de médicos de sobrenome Foucault, Michel tenta ingressar na Escola Normal Superior (em 1945), tendo sido reprovado na primeira vez que tentou. Esse fato marcou a vida de Foucault, pois no Liceu onde foi estudar em função dessa reprovação, foi aluno de Jean Hyppolite, importante filósofo que trabalhava o hegelianismo na França. Seu próximo passo é estudar, a partir de 1946, na Escola Normal Superior da França. Ai conhece e mantém contatos com Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sarte, Paul Veyne, entre outros. Na Escola Normal, Foucault também é aluno de Maurice Merleau-Ponty. Dois anos depois, Foucault se gradua em Filosofia na Sorbonne. Em 1949, Foucault se diploma em Psicologia e conclui seus Estudos Superiores de Filosofia , com uma tese sobre Hegel, sob a orientação de Jean Hyppolite. Em meio a angústias e descaminhos que levaram Foucault a algumas tentativas de suicídio, o pensador adere ao Partido Comunista Francês em 1950, ao qual fica ligado pouco tempo em função de desavenças políticas e de “intromissões” pessoais que o partido faz na vida de seus participantes, como foi o caso de Althusser e dele próprio.

Em 1951, Foucault torna-se professor de psicologia na Escola Normal Superior, onde tem comoalunos Derrida e Paul Veyne, entre outros. Neste mesmo ano ele trabalha junto ao HospitalPsiquiátrico de Saint-Anne. Também na década de 1950, evidencia-se a afinidade de Foucault pelas artes. Podemos observá-lo estudando o surrealismo, por exemplo, em 1952 e René Char em1953. Mais ou menos nesse período, Foucault segue o famoso Seminário de Jacques Lacan. Maurice Blanchot e Georges Bataille aproximam Foucault de Nietzsche, ao mesmo tempoem que ele recebe seu diploma em Psicologia Experimental (fase em que Foucault se dedica a Janet, Piaget, Lacan e Freud). Começa, então, a fase mais produtiva, no sentido acadêmico, na vida de Foucault. Fase esta que vai até o final da década de 1970.

Em 1971, Foucault assume a cadeira de Jean Hyppolite na disciplina História dos Sistemas de Pensamento. A aula inaugural de Foucault nessa cadeira foi a famosa Ordem do discurso .Foucault teve vários contatos com diversos movimentos políticos. Engajou-se nas disputas políticas nas Guerras do Irã e da Turquia. O Japão é também um local dediscussão para Foucault. Várias vezes esteve no Brasil, onde realizou conferências e firmou amizades como a de Roberto Machado. Foi no Brasil que pronunciou as importantesconferências sobre A verdade e as formas jurídicas, na PUC do Rio de Janeiro. Os Estados Unidos atraem Foucault em função do apoio à liberdade intelectual e, sobretudo, SãoFrancisco, cidade onde Foucault pode vivenciar algumas experiências marcantes em suavida pessoal no que diz respeito à sua sexualidade. Berkeley torna-se um pólo de contato entre Foucault e os Estados Unidos. Definitivamente, Foucault sentia-se em casa nos EUA.

Em junho de 1984, em função de complicadores provocados pela AIDS, Foucault tem septicemia e isso provoca sua morte por supuração cerebral no dia 25. Discutido e estudado por várias áreas do saber, Foucault mostra-se como um pensador arrojado, um intelectual que, preocupado com o presente em que se encontra inserido, percorre os saberes em busca de uma crítica que subverta os esquemas de saberes e práticas que nos constituem e subjugam.

Fonte: Espaço Michel Foucault

Idioma: Português

Link para download:

http://www.4shared.com/document/EDUj7sjP/Bibliografia_cronolgica_de__Fo.html

Anúncios

4 Respostas

  1. Thanks!

    março 9, 2012 às 19:25

  2. Fábio Péclat dos Santos

    Gostei muito desta introdução ao Mestre Foucault, onde fui apresentado no mestrado já há alguns anos…e me distânciei e foi por esta “gabiarra” que vou tentar retomar…valeu

    abril 11, 2012 às 23:22

  3. Celia

    Não seria biografia?

    julho 8, 2012 às 19:57

  4. Olá Celia,

    Seria mesmo uma bibliografia, pois o título se refere ao documento da bibliografia cronológica de Foucault que disponibilizamos e o texto biográfico é um complemento introdutório da vida do autor!

    Felicidades para ti e para todos!

    julho 27, 2012 às 22:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s